No terceiro vídeo da nossa série sobre ansiedade, o Dr. Rafael E. G. Karelisky responde. Por que estamos mais ansiosos? Por que, hoje, temos tantos indivíduos sofrendo com ansiedade, se há 50 anos não era assim?
Isso acontece, porque vivemos num mundo muito diferente, com mais cobranças: no trabalho, metas, objetivos financeiros, desejos materiais maiores que no passado, etc.
A influência das redes sociais na saúde mental
A Internet também tem contribuído bastante com o crescimento da ansiedade. Já que nas redes sociais as pessoas precisam expor suas vidas. Contribuindo para que nos tornemos mais ansiosos, pois, precisamos:
- Aparecer;
- Mostrar que são felizes;
- Parecer que estão melhores que outras.
Conforme levantamento da Sortlist, o Brasil é o segundo país que passa mais tempo na internet, perdendo somente às Filipinas. Gastamos em média 10 horas e 8 minutos diários navegando (154 dias por ano), desse total 3 horas e 42 minutos são dedicadas às redes sociais (56 dias por ano).
Além disso, o mundo vive em ameaça constante:
- Guerras;
- Conflitos;
- Crises econômicas;
Problemas sociais que saltaram nos últimos anos. Com destaque para a pandemia de COVID-19, que impactou a economia global. Além de interromper milhões de vidas.
Aquecimento global e a ansiedade
Também temos as mudanças climáticas, que são uma consequência do aquecimento global. Que afeta nossa existência ao causar transformações no planeta. Um problema que está nos forçando a rever nosso estilo de vida e a agir para garantir nossa sobrevivência. São desafios que interferem tanto nossa saúde física, quanto a mental.
<<Leia também: Ansiedade – A doença da década>>
Ameaças que estão povoando a mente das pessoas, esse tipo de sentimento negativo vai deixando os indivíduos mais ansiosos, explica o Dr. Rafael E. G. Karelisky.
Por se tratar de uma situação importante, precisamos evitar, cuidando da nossa saúde e bem-estar. Portanto, existe a necessidade de tentar se blindar. Não se reder a todas essas necessidades e fugir dos quadros de ansiedade. Uma atitude que depende de cada um, explica o Dr. Rafael E. G. Karelisky.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky.
Deixe um comentário