Algumas pessoas possuem o hábito de deixar tudo para depois. Esse comportamento é chamado de procrastinar, isso significa esperar até que o último momento. Em casos mais extremos a tarefa é, simplesmente, esquecida.
Se os britânicos são conhecidos por sua pontualidade, uma das características dos brasileiros é deixar para depois todas as tarefas que não são consideradas urgentes. Isso fica claro todos os anos quando o sistema do IR cai, por causa do grande volume de declarações entregues no último dia.
Entretanto, um estudo recente descobriu que a forma como as conexões cerebrais trabalham determina como executamos tarefas. Em outras palavras, a procrastinação pode ter origem cerebral.
O estudo contou com participação de 263 voluntários que tiveram o cérebro escaneado e responderam alguns questionários. Com Isso, os pesquisadores conseguiram descobrir que o gerenciamento das emoções interfere mais na execução de tarefas, do que o tempo.
Falha em conexão cerebral pode ser responsável pela procrastinação
A amígdala de pessoas que costumam deixar tudo para depois é maior que nos demais. Assim como, a conexão entre o córtex cingulado anterior dorsal (CCDA) e amígdala é mais falha e pobre nessas pessoas.
Em virtude dessa conexão deficiente o CCAD tem dificuldades em processar as informações recebidas através das amígdalas, e decidir que atitude o corpo deve tomar. O que prejudica a execução das tarefas, pois a pessoa não consegue manter o foco e impedir que distrações atrapalhem a atividade realizada.
Pessoas que possuem uma amígdala maior são mais ansiosas, o que as impede de realizar tarefas por medo de fracassar. Isso faz com a atitude de deixar tudo para depois se torne frequente, pois têm dificuldades em administrar distrações e emoções. Uma vez que a comunicação entre CCAD e amígdala é mais ineficiente que em indivíduos proativos.
Estresse pode ser o responsável por diversas doenças
Esse estudo mostra que conseguir administrar as emoções não é o único problema dos procrastinadores, já que encontraram uma evidência física do problema.
Entretanto, é possível mudar a maneira como o cérebro funciona. Visto que, é um órgão muito responsivo, que tem a capacidade de se transformar ao longo da vida.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre o assunto em: https://goo.gl/PQtKbL
Luciana Albuquerque diz
Isso fez muito sentido para mim. Procastino tudo, absolutamente tudo, e por mais que eu me sinta fracassada pelas consequências, parece que não aprendi e repito tudo outra vez.
Há algum tratamento pelo homeopatia que ajuda nisso?
homeomed diz
OI Luciana
Você não está sozinha nesse sentido.
Se a sua procrastinação tiver algo a ver com ansiedade ou depressão, sim a homeopatia pode ajuda.
De qualquer forma, os medicamentos homeopáticos tem o objetivo de reequilibrar o organismo. E isso pode te ajudar a sentir-se mais disposta e, assim, evitar a procrastinação.
Agende uma consulta com um médico homeopata de sua confiança.
Boa sorte.
ROBERTO VIEIRA ALAM diz
Boa tarde, me identifiquei muito com essa materia. Procrastino demais. Estou tomando remedio para depressao mas sem muito progresso. Gostaria de me tratar com a homeopatia para depressao e procrastinacao. Vcs poderiam me indicar um profissional? Voces atendem online? Obrigado
Carolina Anibali diz
Roberto, que pensa que esteja passando por isso.
A Homeopatia tem efeitos incríveis para tratamento da depressão.
Aqui na Homeomed o Dr. Rafael atende online. Entre em contato através de um dos nossos telefones ou pelo whatsapp (11) 98464-2504 – https://api.whatsapp.com/send?phone=5511984642504
Aguardamos.