A hora de dormir pode ser um momento muito estressante para os pais, pois algumas crianças têm dificuldade para cair no sono, ou não conseguem dormir sozinhas.
Nesse momento é preciso que os pais mantenham a calma e tentem entender o que está acontecendo com a criança. Qual é a causa desse problema? O que pode estar atrapalhando o sono das crianças?
Existem muitos motivos para essa dificuldade da criança em conseguir dormir sozinha: frio, calor, sede, fome, dor, alterações corporais, estresse, estimulação (os aparelhos eletrônicos são as principais causas desse problema), pesadelos e problemas psicológicos.
Na tentativa de ajudar os filhos a pegarem no sono os pais recorrem a algumas estratégias como: pegar no colo, amamentar, assistir TV juntos, dormir com a criança e até brincar de madrugada para cansar a criança.
O importante é os pais, ou responsáveis, tentarem entender o que está acontecendo com a criança para lidar da melhor forma possível com o problema.
Crianças precisam sentir que estão seguras
Dormir significa passar do estado de vigília para o de sono. No caso das crianças dor0mir significa deixar de estarem acompanhas para ficarem sozinhas, e isso pode ser assustador para elas. As crianças precisam de ajuda para conseguir dormir e entender que vão ficar sozinhas. E para que isso ocorra sem traumas a presença de um adulto é necessária.
Os bebês como ainda não estão completamente separados da mãe em termos psíquicos, necessitam da presença física da mãe, ou de um responsável, para entender que existem. Por isso os cuidados da mãe são tão importantes nos primeiros meses de vida dos bebês. Os cuidados maternos passam a sensação de segurança que os bebês precisam para se desenvolverem.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, acrescenta que a separação pode ser um momento muito difícil tanto para as crianças como para os pais. Entretanto é muito importante para o desenvolvimento da criança. Saiba mais sobre o assunto no link: https://goo.gl/8irhoM
Deixe um comentário