A obesidade se tornou um problema de saúde mundial, uma vez que é uma consequência da má alimentação. Com o passar dos anos emagrecer se torna um processo mais árduo e demorado, como todos sabem. Porém pesquisadores descobriram a, possível, causa da morosidade.
O metabolismo é o responsável pela velocidade na queima de gordura. Pessoas que têm o metabolismo mais acelerado conseguem perder peso mais fácil. Já quem não foi agraciado com este tipo metabólico, tem mais dificuldades de eliminar os quilos extras. Contudo, ele não é o único culpado pela demora na perda de peso conforme envelhecemos.
Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram que um fenômeno conhecido como reposição lipídica é o responsável pela desaceleração na perda de peso. A substituição de lipídios, outro nome do fenômeno, se refere à capacidade do organismo de eliminar e armazenar lipídios que regulam o volume de tecido adiposo, que é constituído de células que guardam gordura.
Em outras palavras, os quilinhos a mais são uma resposta do organismo a redução da capacidade de eliminação de lipídios adiposos.
Bebida alcoólica e adolescente: começa cedo e meninas consomem mais!
Participaram do estudo 100 indivíduos que foram monitorados durante 13 anos. Independente da perda ou não de peso, todos apresentaram redução na capacidade de eliminar lipídios adiposos com o avanço da idade. Sendo que este processo é responsável pelo aumento de 20% no peso corporal.
Para emagrecer é preciso mudar o estilo de vida
Dado que a perda de peso se torna mais difícil à medida que envelhecemos é preciso fazer ajustes no estilo de vida. Principalmente com relação à alimentação, dito isso é preciso manter uma dieta mais saudável. Pois será preciso reduzir a ingestão diária de calorias para não ganhar peso extra.
Além disso, a prática de atividade física também precisa fazer parte da rotina, para ajudar a emagrecer e na manutenção da saúde como um todo.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre como as alterações que o organismo enfrenta em função do envelhecimento prejudicam o emagrecimento em: https://bit.ly/2BW6g56
Deixe um comentário