Nos últimos anos o número de brasileiros com diabetes teve um aumento de 61,8%, segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde. Sendo que, a principal causa do problema é o excesso de peso.
A obesidade se tornou um problema de saúde em todo o mundo. Até crianças estão acima do peso, uma vez que a quantidade de crianças obesas aumentou consideravelmente.
A diabetes tipo 1 está relacionada com alterações genéticas, por isso as crianças são mais afetadas pelo problema que os adultos. Enquanto a diabetes tipo 2 está relacionada ao estilo de vida e idade. Dito isso, o número de crianças com diabetes tipo 2 cresceu muito ultimamente. Ainda, conforme alerta da Federação Mundial de Obesidade, em 2025 teremos no Brasil 11,3 milhões de crianças obesas.
O crescimento nos dados da diabetes no país também sofre influência do envelhecimento da população, assim como do aumento da expectativa de vida da população.
Estilo de vida e obesidade
O estilo de vida dos grandes centros urbanos cria pessoas sedentárias. Pois, as facilidades encontradas nesses centros fazem com que as pessoas não se exercitem, bem como não se alimentam adequadamente em virtude da facilidade no acesso aos alimentos processados.
Ainda que os pesquisadores não tenham determinado o mecanismo entre obesidade e diabetes, não há dúvidas de que a obesidade é o maior fator de risco do diabetes tipo 2. Por isso, a prevenção é a melhor alternativa para o 0problema.
Depressão na Adolescência
As pessoas precisam entender que além do controle das calorias, a obesidade é uma doença que pode estar relacionada a problemas genéticos que causam falhas no processo de absorção de calorias.
Ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas é fundamental para uma vida com mais saúde e bem-estar. Pois, a obesidade causa outros problemas de saúde como problemas cardiovasculares, depressão e câncer.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre o assunto em: https://goo.gl/FEkWjK
Deixe um comentário