O atraso na fala é um problema que preocupa muitos pais. Pois assim que uma criança nasce os pais criam uma expectativa de desenvolvimento que, às vezes, não corresponde a realidade.
No decorrer do primeiro ano de vida as crianças começam a entender muito do que ouvem em sua volta. Durante esse período começam a falar palavras isoladas e seguem instruções simples, apontam partes do corpo e escutam histórias simples. Então por volta dos dois anos juntam palavras e aos três anos usam frases de no mínimo três palavras.
Esses marcos de desenvolvimento podem parecer simples, entretanto como eles ocorrem é bem mais complexo do que se imagina. Quando a criança não está apresentando esses marcos de desenvolvimento, de maneira satisfatória, pode ser um problema que tem como origem diversos fatores. Bem como o atraso na fala pode estar relacionado a um contexto muito amplo que vai do cognitivo a comunicação.
Antes de determinar que uma criança está apresentando atraso na fala é preciso considerar alguns fatores:
A criança consegue ouvir
É preciso verificar se existe algum tipo de perda auditiva que causa a incapacidade da criança se comunicar.
Como foi o desenvolvimento das outras crianças da família
Compreender que o processo de desenvolvimento varia de uma criança para outra, entretanto pesquisar como foi o desenvolvimento das demais crianças da família pode ajudar. Isso possibilita determinar se a criança está tendo um desenvolvimento normal dentro de seu núcleo familiar.
Avós que cuidam dos netos vivem 10 anos a mais em média
Algumas pessoas resolveram o problema de falta de comunicação falada dos filhos com algumas atitudes simples:
Tirar a chupeta;
Forçar a criança a pedir coisas;
A escola que pode ajudar a estimular a fala da criança.
Aos dois anos a criança precisa entender e falar frases simples, perguntar nomes e funções das coisas e o vocabulário precisa ter no mínimo 300 palavras. Entretanto, se os pais ainda desconfiarem do possível atraso na fala é recomendado procurar ajuda de um fonoaudiólogo para avaliar a criança.
O blog Dr. Saúde é um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Conheça histórias de pais que resolveram o problema de fala dos filhos em: https://goo.gl/r4PMPe
Deixe um comentário