Sabemos da importância de beber água para o nosso organismo. Uma vez que, a hidratação é componente básico de uma vida saudável.
Contudo, ter muita água no estômago não é somente desconfortável, também não é bom para o organismo, foi o que apontaram estudos recentes.
Ainda que grande parte das pessoas esteja atenta aos sinais da desidratação, a hiper-hidratação também é um problema. Pois, beber água em excesso pode causar intoxicação por água, conhecida como hiponatremia. Fazendo o interior das células inundarem em virtude dos níveis, anormalmente, baixos de sódio na corrente sanguínea.
Em casos extremos a intoxicação causada pelo excesso de água pode causar problemas de saúde como convulsões, coma e até a morte.
Veja a seguir alguns casos em que beber água pode ser prejudicial à saúde.
Antes de dormir
Essa atitude pode resultar em sono interrompido, já que no decorrer da noite a pessoa precisa urinar, e pode demorar a voltar a dormir.
No meio de um treino intenso
Durante a atividade física intensa a temperatura corporal aumenta, beber muita água para reduzir a temperatura pode provocar esgotamento de eletrólitos, causando dor de cabeça, náusea e tontura.
Urina incolor
Esse é um sinal de excesso de água no organismo. A hidratação excessiva pode reduzir os níveis de sódio no organismo, causando problemas de saúde.
Beber água com alimentos picantes
Beber água após ingerir alimentos apimentados aumenta a sensação de ardência, já que a capsaicina, substância responsável pela sensação de queimação, se espalha pela garganta e boca.
Não é gordura, é inchaço!
Antes, durante e após as refeições
Beber água durante as refeições causa indigestão, porque ocorre uma redução da salivação, provocando o acúmulo de alimentos não digeridos no corpo, que podem se tornar tóxicos, mesmo os que são saudáveis.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Entenda como o excesso de água no organismo pode ser ruim à saúde em: https://goo.gl/kLXLCz
Deixe um comentário