Alguns dos temas mais procurados nos consultórios médicos são relativos à saúde no sexo. Casais que estão a muito tempo juntos tendem a diminuir o desejo um pelo outro, e muitas vezes um dos parceiros questiona a ausência de desejo como algum problema de saúde.
O Blog Dr. Saúde e o Dr. Rafael E. G. Karelisky selecionaram um texto da psicanalista Leila Navarro no portal uol, onde ela comenta sobre essa fase do relacionamento. Para ela o problema está no modelo de relacionamento que vivemos no ocidente, ou seja, monogâmico e exclusivo.
“Casamento e desejo sexual raramente caminham juntos. Todos sabem disso, mas da mesma forma que fazem com outros aspectos da vida a dois, fingem não saber”, afirma Leila no texto.
Mas e quando o desejo acaba? A solução apontada, muitas vezes não é a desejada, e chega até a separação. Porém o diálogo com o parceiro ajuda, se não a viver um relacionamento melhor, a entender que não existe culpa ou responsabilidade na equação.
“É fundamental todos saberem que na grande maioria dos casos não se trata de problema pessoal ou daquela relação específica, e sim fato inerente a qualquer relação prolongada.
Essa informação pode evitar acusações mútuas, em que se busca um culpado pelo fim do tesão. O preço é a decepção de ver se dissipar o ideal do par amoroso. No entanto, a partir daí fica mais fácil cada um decidir o que fazer da vida.”
Leia o texto na íntegra: http://goo.gl/FbXdxb
Deixe um comentário