A felicidade não é apenas um estado de espirito, ser feliz é a soma de uma série de fatores. Como diria o poeta, a felicidade mora nos momentos. Apesar de associarmos a felicidade a esses bons momentos, como afeto, amor, família, etc., nosso humor é afetado por uma série de hormônios. E nesses momentos, que chamamos de bons, nosso corpo produz e libera mais desses hormônios. Fique por dentro de tudo sobre os hormônios da felicidade no Blog Dr. Saúde, uma publicação da Clínica Homeomed – Homeopatia em Osasco, vinculado ao Dr. Rafael E. G. Karelisky.
“A felicidade real sempre parece bastante sórdida em comparação com as supercompensações do sofrimento. E, por certo, a estabilidade não é, nem de longe, tão espetacular como a instabilidade. E o fato de se estar satisfeito nada tem da fascinação de uma boa luta contra a desgraça, nada do pitoresco de um combate contra a tentação, ou de uma derrota fatal sob os golpes da paixão ou da dúvida. A felicidade nunca é grandiosa.” – Aldous Huxley – Admirável Mundo Novo
Conhecidos como “quarteto da felicidade” os hormônios neurotransmissores dopamina, serotonina, ocitocina e endorfina são produzidos pelo nosso organismo. Cada um tem uma função e uma forma de agir no organismo.
Dopamina
A dopamina é responsável por nossa motivação. Com esse hormônio agimos em direção à nossas metas, desejos e necessidades. E isso nos faz ter prazer quando alcançamos nosso objetivo. Muitas vezes o oposto, ou seja, procrastinação, falta de entusiasmo, estão ligados à baixos níveis de dopamina no organismo.
Escolhas ruins na alimentação também podem estar associadas à baixos níveis de dopamina. Alguns estudos apontam que quando o nível de dopamina está baixo, as pessoas tendem a optar por opções “fáceis” na alimentação, e com menor quantidade de dopamina. Já quem tem mais dopamina no sangue, faz escolhas de alimentos que ajudam a receber mais desse hormônio.
Como ter mais dopamina
Ao invés de colocar uma meta alta, divida o seu objetivo em pedaços. E cada etapa comemore como a grande vitória. Esse sentimento de conquista vai ajudar na produção de dopamina e, consequentemente, na motivação e felicidade.
Quando seu objetivo estiver prestes a ser alcançado, tenha outro em mente. Não fique de ressaca de dopamina. Tenha planos para novos objetivos e mantenha em alta o hormônio no organismo.
Alguns alimentos auxiliam na produção de dopamina, como maçãs, amêndoas, chocolate amargo, bananas, ovos, morangos, salmão, beterraba, melancia e sementes de abóboras.
Serotonina
Esse hormônio flui quando nos sentirmos importantes. Normalmente os sentimentos de solidão, ligados à depressão, surgem com a ausência de serotonina no organismo. Um estudo recente, realizado na Inglaterra, liga pessoas que se juntam à gangues e atividades criminosas, com baixas taxas de serotonina no organismo. Outra informação importante a respeito desse hormônio neurotransmissor é que a maioria dos antidepressivos produzidos pela indústria farmacêutica concentram-se na estimulação da produção de serotonina pelo corpo.
Como ter mais serotonina
Reviver suas vitorias, refletindo sobre elas, sobre suas conquistas, permite ao cérebro vivenciar essas experiências novamente. O cérebro não separa o que é real do que é passado, e produz serotonina em ambos os casos. Se estamos passando por momentos difíceis e não conseguirmos achar a felicidade, pensar sobre bons momentos, revisitá-los na nossa memória faz com que nos aproximemos novamente da felicidade.
Essa é uma das razões da prática da gratidão ter ficado tão popular. Quando nos sentimos gratos por algo ou alguém, revivemos aquele momento, aquela sensação do porquê somos gratos e isso nos faz bem, isso libera serotonina no organismo.
Outra forma de auxiliarmos o organismo a produzir serotonina é o sol. 20 minutos de exposição da pele ao sol, sem protetor solar, promovem no nosso organismo a produção de vitamina D e serotonina.
Alguns alimentos também auxiliam o corpo produzir serotonina, como proteínas, óleo de linhaça, trigo sarraceno, bananas, ovos, cerejas, chocolate amargo e chá de urtiga.
Ocitocina
Esse hormônio é responsável por criar intimidade e confiança. Ajuda a construir relacionamentos saudáveis. No ato sexual, durante o orgasmo, tanto homens como mulheres liberam ocitocina no organismo. Também liberado pelas mães durante o parto e na amamentação. A falta desse hormônio é associada a depressão pós-parto, principalmente quando a mãe rejeita o bebê.
A oxitocina aumenta a fidelidade, pois é produzida com o sentimento de aconchego da relação. É essencial para a criação de laços fortes e melhores interações sociais.
Como ter mais Ocitocina
Uma das formas mais fáceis e rápidas de ajudar o organismo a produzir ocitocina é dando um abraço em alguém. Isso porque o toque interpessoal não apenas aumenta os níveis de ocitocina, mas reduz os níveis do estresse cardiovascular, melhorando o sistema imunológico como um todo.
Quem recebe um presente também tem seus níveis de ocitocina elevados.
Não há literatura especifica que recomenda alimento para produção de ocitocina, mas é sabido que a prática de refeições saudáveis, com intervalos pequenos, ajuda na produção do hormônio.
Endorfina
Esse hormônio é liberado pelo organismo em resposta à dor e estresse, para ajudar a aliviar a ansiedade e afastar a depressão. Funciona como morfina no organismo, agindo como analgésico e sedativo, diminuindo a percepção da dor. A endorfina, por ser um analgésico natural, ajuda a manter-nos longe do médico.
Como ter mais Endorfina
Uma das formas mais comuns de produção de endorfina e rir. Quando rimos, seja ao assistir um show, ou programa engraçado, ou com a piada do colega de trabalho, aumentamos nossos níveis de endorfina. Outra maneira bem eficaz de produção de endorfina é a prática de exercício físico. Quando aliamos essa prática constante à uma atividade prazerosa, o resultado é surpreendente.
Alguns alimentos ajudam a produzir endorfina, entre eles espinafre e pimenta.
Agora que você já sabe como o seu corpo produz a felicidade, não deixe nas mãos do acaso, ou do destino. Não espere para ser feliz, seja pró-ativo na sua vida, crie sua felicidade.
O Blog Dr. Saúde é uma publicação da Clínica Homeomed – Homeopatia em Osasco, vinculado ao Dr. Rafael E. G. Karelisky.
Djalma teles fonseca diz
Adorei saber o que não imaginava ser bom para nossa felicidade obrigada.
Djalma teles fonseca diz
Vou continuar lendo adoro saber e aprender o que nos dá saúde e felicidade.