Emagrecer começa com a consciência. Em 2019 foi feito um estudo que mostrou que no Brasil, um em cada quatro pessoas de 18 anos ou mais anos de idade estava obesa, o equivalente a 41 milhões de pessoas. Como a briga com a balança não é apenas estética e sim para busca de uma melhor saúde, muitas pessoas entram na dieta e buscam fazer mais atividades físicas.
Esse texto, trás alguns fatores que podem contribuir ou atrapalhar na questão do emagrecimento.
<<Leia também: Alimentos que melhoram o humor>>
Metabolismo
Apesar de uma palavra que está na boca do povo, nem todos entendem realmente o que isso quer dizer. O metabolismo é a forma como o organismo trabalha, como o seu corpo gasta a energia que você tem. Mesmo quando não estamos nos movimentando nosso corpo gasta energia apenas para nos manter vivos. Mas para emagrecer, precisamos gastar mais energia do que consumi-las. Por isso estar de olho nesses fatores que interferem no funcionamento do nosso metabolismo é importante.
Para emagrecer fique atendo à esses 5 fatores que influenciam nosso metabolismo:
-
Peso corporal
Quanto maior é o corpo, mais energia ele gasta para se manter vivo. É uma conta simples. Por isso, quando a pessoa está muito obesa e começa a se exercitar, se alimentar bem, costuma perder peso bem rápido.
O peso também conta a favor para perda porque a pessoa mais obesa faz mais força para movimentá-lo. Como fatores psicológicos, é uma grande vantagem, quando a pessoa começa a ver resultado logo de cara. Dá mais animo para continuar.
Mas esse é um dos fatores que complicam a perda de peso. Conforme a pessoa vai emagrecendo, fica mais difícil emagrecer. É por isso que aqueles últimos quilos que temos que perder é tão difícil.
-
Massa Muscular
Esse fator também interfere na queima de gordura. Quem tem mais massa muscular, ou massa magra, queimará mais caloria se exercitando do que quem tem menos massa muscular. Isso porque o tecido muscular queima mais caloria que o tecido adiposo.
<<Leia também: Atividade física aumenta saúde e contribui para eficácia da vacina>>
Quem começa a fazer atividade física normalmente inicia pela parte aeróbica, ou seja, se movimenta, e depois vai buscar alguma atividade para aumentar a massa muscular. As evidências mostram que levantar pesos queima mais gordura do que exercícios aeróbicos e tem resultados mais promissores a longo prazo, Mas é importante nesse momento não ficar contando números na balança. Quando a pessoa começa a trabalhar a massa magra, costuma ganhar peso, mas diminuir medidas.
-
Sexo
Aqui é um fator cruel com as mulheres, mas os homens queimam mais calorias em repouso e durante os exercícios que as mulheres. Isso é também ligado ao fator 1, porque os homens, normalmente, são maiores que as mulheres, e possuem mais massa muscular.
Em números, os homens geralmente queimam de 5 a 10% mais colorias que as mulheres em repouso e essa porcentagem aumenta com o exercício.
-
Idade
Conforme envelhecemos vamos perdendo massa muscular. Após os 30 anos de idade de 3 a 5% de massa por década. Essa perda diminui a taxa metabólica, ou seja, a velocidade com que perdemos calorias em repouso ou durante o exercício.
Além disso, o envelhecimento é acompanhado por várias mudanças na fisiologia humana – nem todas podem ter sido ajustadas, mesmo por olhos experientes”.
<<Leia também: Alimentação saudável precisa ser incentivada ainda na infância>>
Embora você não possa impedir que seu corpo envelheça, você pode preservar ou até aumentar sua massa muscular com treinamento de força regular,
-
Condicionamento físico
À medida que você faz sempre o mesmo exercício o seu corpo acostuma com ele. Então você tem que desafiá-lo a ir mais longe para ter o mesmo resultado.
Correr mais longe ou mais rápido, pegar mais peso, ou seja, dar um desafio maior ao seu corpo.
Por isso, mudar a rotina de exercícios pode ser a solução. Pensar em outra atividade que você goste, ou descobrir outra que você nunca tentou antes.
-
(Bônus) Hábitos
Leva apenas 21 dias para transformar uma ação em um hábito. Por isso, para iniciar o processo é uma briga interna. Mas se persistir por 21 dias, o seu corpo vai sentir falta e você vai passar a gostar da atividade.
Para começar, busque algo que você goste de fazer. Depois que você já estiver viciado na adrenalina do exercício, busque conhecer outros. Dê uma chance à você.
Deixe um comentário