Muitas vezes reclamar ajuda a movimentar o mundo. Sem a insatisfação do homo sapiens, muitas das invenções que revolucionaram o mundo não teriam sido descobertas, desde a criação da roda, ao menor chip desenvolvido atualmente. Sim, é a insatisfação, e a possibilidade de aperfeiçoamento das tarefas que move o progresso. Mas reclamações, muxoxos e resmungos, entre outros, só geram reações negativas e, até, doenças, no nosso organismo.
Nesse artigo o blog Dr. Saúde tenta mostrar o estrago que as reclamações, principalmente, o hábito de reclamar, podem fazer à sua saúde. A situação fica mais seria quando estamos em um ambiente cercado de pessoas só fazem criticar e apontar erros, contribuindo para a má saúde mental de todos.
Como sabemos, as emoções geram reações diferentes no corpo, podendo desenvolver doenças e comprometendo a saúde mental e corporal.
O hábito de reclamações faz parte da nossa vida desde quando nascemos. Crescemos ouvindo várias reclamações. Na família, escola, amigos, etc. Não podemos evitar. Mas podemos, e devemos, aprender a filtrar. Separar o que é uma reclamação inútil, do que é algo que pode revolucionar, inovar e mudar o mundo.
<<Leia também – Mal humor faz mal à saúde>>
Mas por que as reclamações podem danificar o sistema corporal?
O blog Dr. Saúde, ligado à Clínica Homeomed – Homeopatia de qualidade em Osasco, e ao Dr. Rafael E. G. Karelisky, foi pesquisar e encontrou um artigo do articulista e cientista da computação Steven Parton. Nesse texto ele afirma que resmungar acaba de vez com o bem-estar, bombardeando completamente o cérebro, causando um comportamento de estresse diário.
Steven Parton diz mais: Em cada pensamento que é gerado, o cérebro é remodelado alterando a construção física da realidade. Por que isso acontece? No momento da formação, os neurônios ou células nervosas como é popularmente conhecido, começam o procedimento de estreitamento para a produção do pensamento gerado.
<<Leia também: Você sabe o que é saúde emocional?>>
Processamento
Você possui, em uma parte do seu cérebro, uma coleção de sinapses completamente vazia conhecida como fenda sináptica. Esse espaço é acionado todas as vezes que tiver um pensamento, e libera uma substância enviada para outra parte da fenda ou sinapse, criando uma “ponte” por onde a eletricidade irá atravessar, levando informações do que está pensando.
Constantemente a carga elétrica do nosso cérebro é acionada, assim, diminuindo a distância facilitando que eletricidade atravesse sem problemas. Neste procedimento o cérebro é religado pelo próprio circulo, sendo alterado facilmente para os próximos processos.
*Curiosidade
Você sabia que a sinapses que contém em seu cérebro, definem a sua personalidade?
Os pensamentos repetitivos lhe ajudam a fortalecer a ponte dentro da rede dos neurônios.
Com as repetições do pensamento, automaticamente estará aproximando a todos o momento o par sinapses representantes as suas inclinações, esperando apenas um momento certo para a formação do pensamento.
O cérebro é o universo a ser estudado, pois, contém grandes informações que não foram descobertos. O mundo cerebral funciona da mesma maneira que o nosso mundo físico. Para ganhar o jogar precisa está a frente. Os pensamentos são agem da mesma forma, ganha o pensamento que tiver menos estradas para percorrer.
Conclusão
Todas as vezes que você fica irritado estará reforçando a parte nervosa do seu cérebro.
Como Evitar o Estresse do Cérebro?
Todas as vezes que alguém ou algo, lhe deixar irritado, nervoso, tente não dar ouvidos. Tente se controlar emocionalmente. Outro fator necessário e de extrema importância é sair do lugar que tanto lhe aborrece. Dê uma volta para espairecer a mente e volte quando estiver relaxado, quando se esqueceu de tudo, sem se preocupar.
Fazendo esses procedimentos evitará, e muito, que seu cérebro seja levado ao negativo.
O blog Dr. Saúde, é uma publicação ligada à Clínica Homeomed – Homeopatia de qualidade em Osasco, e ao Dr. Rafael E. G. Karelisky.
TAGS – #PensamentoPositvo, #Emoçôes, #Saúde, #SaúdeMental
Deixe um comentário