As refeições em família é uma oportunidade para todos se reunirem em volta da mesa para conversar e, obviamente, comer. Porém este momento de celebração em família pode ser usado como desculpa para comer demasiadamente. Diante disso a reeducação alimentar é uma ferramenta que ajuda a família se alimente melhor.
A reeducação alimentar é um processo onde a pessoa aprende a consumir de maneira mais equilibrada. Além disso, é a forma mais assertiva e eficaz de perder peso. Uma vez que uma alimentação balanceada permite a manutenção do peso conquistado através das dietas.
Com o propósito de agradar os familiares as mães, e avós, costumam cozinhar os pratos preferidos dos filhos e netos. No entanto a maioria das receitas é hipercalórica e possuem baixo valor nutricional. Já que muitas são ricas em açúcares, bolos e pudins, ou em gordura, batata frita e pastel.
Como melhorar as refeições em família?
A inclusão de legumes e vegetais vai tornar as refeições mais nutritivas. Visto que podem ser preparadas de diversas formas, também deixam os pratos mais coloridos e atrativos.
No caso das crianças vai ser mais difícil convencê-la a trocar os lanches por legumes, porém é preciso insistir na mudança.
Aliás, não podemos esquecer que as crianças aprendem a partir de exemplos. Por isso é importante que toda a família consuma frutas, verduras e vegetais, para que as crianças assimilem o hábito.
Anticoncepcionais e seus efeitos colaterais
Para evitar o consumo excessivo durante as refeições em família o momento deveria ser aproveitado para compartilhar a rotina, ao invés de comer em demasia. Portanto aproveitem o tempo juntos para estreitar os laços familiares e dividir experiências.
Os pratos favoritos não devem ser banidos da mesa, porém um equilíbrio é necessário para fazer refeições mais saudáveis. Dito isso realize dias temáticos como, por exemplo, o dia da pizza, do pastel ou da massa, uma vez na semana.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre como a reeducação alimentar pode melhorar a saúde de sua família em: https://bit.ly/2lJfjSr
Deixe um comentário