O que muita gente não sabe é que as primeiras horas ideais para um recém-nascido às vezes destoam do que realmente acontece depois que o bebê chega ao mundo. Se nós já somos constantemente bombardeados com informações diariamente, imagine só quem mal chegou por aqui? Pensando em tirar algumas dúvidas é que o blog Dr. Saúde, da Clínica Homeomed comandada pelo Dr. Rafael E. G. Karelisky vai tratar deste assunto na publicação de hoje.
Você sabia, por exemplo, que durante a primeira hora de vida do nenê é possível determinar qual é a possibilidade de uma morte neonatal acontecer? A morte neonatal é caracterizada quando o incidente ocorre nos primeiros 28 dias de vida da criança. Evitar isso é bastante simples, ao menos é o que aponta um levantamento feito na Austrália: o risco de isso acontecer pode ser reduzido em até 22% se a mãe amamentar o filho logo após o nascimento. Parece simples, mas 50% das crianças recém-nascidas em todo o mundo não são amamentadas nesses instantes iniciais.
Há muitos casos que após o parto, o bebê fica poucos minutos na presença da mãe e já é retirado do local pela equipe que acompanha. No entanto, esse contato com a pele logo após o nascimento só traz benefícios ao recém-nascido e também para a mãe. A questão sequer é psicológica:
- Na mulher ocorre a liberação de um hormônio chamado ocitocina de forma mais rápida, e esse fator reduz as chances de uma hemorragia uterina;
- No caso das crianças, a respiração é normalizada, melhorando consequentemente a oxigenação. Os hormônios que provocam o estresse diminuem e a temperatura é regulada;
Em outro mundo
Imagine só que por nove meses você se desenvolve tranquilamente no útero da sua mãe e de repente precisa sair daquele ambiente familiar e sossegado para encarar o mundo aqui fora. Obviamente o processo do nascimento é estressante para os bebês, e isso pode inclusive influenciar na saúde da criança. Aí mora a diferença e o impacto dos tipos de parto.
- No parto normal, o pulmão do nenê é fortalecido e há uma melhor adaptação após esse momento;
- É nessa hora que também há a primeira colonização bacteriana, e isso só é possível através dos microorganismos que estão na vagina da mãe;
Há muitas outras informações pertinentes sobre este assunto que você pode conferir no material selecionado pelo blog Dr. Saúde. Basta clicar aqui para continuar a leitura e ficar por dentro do que ocorre nos primeiros momentos de vida da criança fora do útero.
Deixe um comentário