Durante o BBB22 Tiago Abravanel levantou a discussão sobre obesidade e saúde, dizendo que apesar de viver com sobrepeso é uma pessoa saudável. Isso acontece porque associar excesso de peso a ausência de saúde é mais um mito enfrentado por pessoas acima do peso. Assim como se empanturrar e serem consideradas preguiçosas.
Ocorre que um estudo realizado na Universidade de Oxford, Reino Unido, discorda desses mitos sobre obesidade. No decorrer do estudo os pesquisadores encontraram muitos fatores genéticos relacionados a uma predisposição ao acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo. Genes que são responsáveis pela “barriga de cerveja” e “barriga de pochete”.
<<Leia também: Como beber água de forma errada pode prejudicar o organismo>>
Portanto, os pesquisadores acreditam que se empanturrar não é a principal causa da obesidade, já que basta exceder em 100 calorias diárias, para engordar 4,5Kg em 1 ano. Hábito que se mantido por um longo período pode levar a obesidade.
Gene da obesidade
Também é entender que o gene da obesidade não existe, uma vez que já foram catalogados 3000 variantes genéticas conectadas ao sobrepeso.
Por exemplo, a hiperfagia que provoca uma interrupção na regulação neuroendócrina da saciedade e da fome, mutação que faz os pacientes comerem em demasia, um sintoma presente em alguns problemas de saúde.
Muitos indivíduos são impactados por esses genes, no entanto, é importante ressaltar que não somos vítimas do nosso DNA. Essa é uma informação fundamental para a pessoa cuidar da saúde e bem-estar, aderindo a um estilo de vida mais saudável. Se, deseja evitar o excesso de peso.
Calorias contam?
Precisamos fazer escolhas melhores quando o assunto é alimentação. Por exemplo, 500 calorias de bananas é melhor que 500 calorias de sorvete. Já que o prato de banana vai ter uma quantidade maior, portanto, sacia por mais tempo. Enquanto ao consumir o sorvete logo a fome volta, pois, ele é rico em calorias.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para mais informações sobre genes que causam obesidade acesse: http://glo.bo/3OrXKhn
Deixe um comentário