A sexualização precoce já é um problema em nossa sociedade, uma vez que como seres em desenvolvimento as crianças utilizam os estímulos externos e a interação com o meio para trabalharem a sua personalidade. Por isso o estimulo correto é tão importante nas diversas fases do desenvolvimento infantil. Principalmente nos anos inicias nos quais a criança imita comportamentos.
Descobrir a própria sexualidade faz parte do desenvolvimento infantil, a criança precisa conhecer o seu corpo e entender alguns mecanismos que são inatos. Esse aprendizado ajuda pais e responsáveis a entenderem o que está acontecendo com seus filhos.
Entretanto não podemos confundir a sexualidade com sexualização precoce, visto que a segunda é extremamente prejudicial para as crianças. Além de interferir no desenvolvimento infantil ao antecipar etapas na vida dos pequenos.
Quando exposta, por exemplo, a uma cena de sexo explícito os sentimentos da criança com relação ao ato podem ser diversos. Desde se sentirem extremamente excitadas até aterrorizadas com o que está visualizando, o que pode levar a criança a acreditar que o sexo causa dor.
Nesse período de suas vidas o impacto causado por esse tipo de cena não acrescenta nada, pois as crianças precisam de outros tipos de estímulos para se desenvolverem, como é o caso do lúdico para o desenvolvimento da imaginação.
Como colaboramos com a sexualização precoce
Incentivar comportamentos adultos em crianças como namoros e beijos é prejudicial. Uma atitude que alguns adultos fazem como forma de entretenimento. Isso é muito nocivo para a individualidade da criança, sendo esse um grande exemplo de sexualização precoce infantil.
Tudo que uma mulher grávida não pode fazer
Durante as etapas do desenvolvimento infantil as crianças precisam de estímulos diferentes para passarem para a próxima etapa. Cada fase tem as suas peculiaridades e necessidades especifícas. Que precisam ser respeitas.
As coisas precisam seguir o seu curso natural, essa ansiedade que alguns pais sentem é mais prejudicial que benéfico para a criança.
O blog Dr. Saúde é um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Leia mais sobre esse assunto em: https://goo.gl/AYKiFW
Deixe um comentário