São muitas as pessoas que sofrem por causa da deficiência de vitamina D, que não é bem uma vitamina, mas sim um hormônio esteroide. A má alimentação é um dos principais motivos da ausência dessa vitamina no organismo.
Porém, o sol também é muito importante para que o corpo mantenha níveis satisfatórios de vitamina D. Expor-se ao sol de 10 a 15 minutos diariamente é considerado o ideal, esta exposição deve ocorrer antes das 10h e ou depois das 16h.
O blog Dr. Saúde, um espaço vinculado a Clinica Homeomed do Dr. Rafael E. G. Karelisky, vai passar uma lista de sintomas que podem indicar a ausência dessa vitamina. Entretanto, mas a maneira mais segura e recomendada de descobrir é por meio de teste sanguíneo.
- Sentir-se triste – causada pela diminuição da serotonina, aquele hormônio esperto que ajuda no humor.
- A partir dos 50 anos a pele, naturalmente, produz menos vitamina D quando exposta o sol, os rins também tem mais dificuldade para transformar a vitamina D em substâncias que podem ser usadas pelo nosso corpo.
- Nos casos de sobrepeso ou obesidade – a vitamina D é um hormônio solúvel em gordura, se a pessoa estiver com excesso de gordura corporal precisará de mais vitamina D.
- Os ossos doem – clássico sinal de deficiência de vitamina D. Em recém-nascido suor excessivo por causa de irritabilidade neuromuscular também é um sinal da falta dessa vitamina no organismo.
- Problemas gastrointestinais – problemas gastrointestinais que atrapalham a capacidade de absorver gordura podem estar ligados a uma baixa absorção de vitaminas solúveis em gordura.
Artigo completo em: https://goo.gl/kcvO2C
Deixe um comentário