O corpo humano é uma máquina incrível que envia sinais de estresse quando se sente ameaçado.
Você está parado no trânsito atrasado para uma reunião importante vendo o tempo passar. Então seu hipotálamo, uma pequena torre de controle em seu cérebro envia uma mensagem para o seu organismo “libertem os hormônios do estresse”.
Os hormônios do estresse fazem parte do sistema de detecção de ameaças, sendo que esse processo é conhecido como “resposta de luta ou fuga”. Quando esse mecanismo de alerta entra em cena o coração dispara, a respiração acelera e seus músculos se preparam para agir. Esse processo foi criado para proteger o seu corpo nos casos de emergência preparando você para uma ação rápida. Mas quando os sinais de estresse continuam surgindo, diariamente, isso pode colocar a saúde em risco.
Normalmente quando a ameaça é neutralizada o cérebro retorna ao seu estado natural. Porém em alguns casos em consequência da exposição continua aos sinais de estresse a passagem do estado de alerta para o estado de relaxamento fica mais complicado.
Veja a seguir alguns sinais de estresse que indicam que esse problema está começando a afetar a sua saúde e bem-estar:
Dores de cabeça
O estresse pode causar e intensificar a dor de cabeça de origem tensional.
Queda de cabelo
O alto nível de estresse pode causar queda de cabelo, que pode ser intensa dependendo do caso. Entretanto assim que o estresse for controlado o cabelo, pode, voltar a crescer.
Perda de libido
O estresse é desgastante tanto para o corpo quanto para a mente. Não é incomum a perda do desejo sexual em situações de estresse constante.
Problemas de concentração
O estresse consume muito de nossa energia prejudicando as funções do lobo frontal, com isso a concentração e a atenção são afetadas.
Falta de memória
Outra parte do organismo prejudicado pelo excesso de estresse é o lobo temporal, região responsável pela memória.
Problemas no estomago
O estresse afeta o sistema digestivo causando dores, náuseas e outros problemas.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, indica se você acredita que o estresse está destruindo a sua saúde tente evitar situações estressantes no seu dia a dia. Procure atividades prazerosas que reduzem o estresse de sua vida. Além de cuidar de si mesmo. Leia mais sobre o assunto no link: https://goo.gl/9Q31ML
Deixe um comentário