A sinusite pode ser crônica ou aguda e precisa de diferentes tratamentos e medicamentos em cada um dos casos.
Quase todas as pessoas já tiveram ou terão sinusite em algum momento da vida. A doença é uma inflamação da mucosa dos seios da face e tem sintomas como febre, tosse, falta de apetite, cansaço e obstrução da face.
O que é sinusite?
A sinusite é a inflamação da mucosa dos seios da face, que é a região formada pelas cavidades ósseas ao redor das maçãs do rosto, olhos e nariz.
Existem dois tipos diferentes de sinusite: a crônica e a aguda.
Além disso, na sinusite crônica, a tosse e a cacosmia (condição alterada de cheiro em que a pessoa aprecia ou se sente atraída por cheiros desagradáveis), são sintomas que se destacam.
Já na sinusite aguda os sintomas duram por no máximo quatro semanas e as dores de cabeça e no seio da face são predominantes.
As dores variam de pontadas, pulsátil ou sensação de pressão. Além disso, também é comum ocorrer obstrução nasal com secreção amarela ou esverdeada.
Quais os sintomas mais comuns da sinusite?
A sinusite pode apresentar um ou vários dos seguintes sintomas:
- Pressão na face
- Cansaço
- Obstrução nasal
- Tosse
- Perda de apetite
- Febre
- Secreção nasal com dor
- Dores de cabeça
- Sangramento no nariz
- Dores musculares
O que causa a sinusite?
A inflamação da mucosa, chamada de sinusite, tem diversas causas. Algumas deles são os agentes infecciosos – vírus, bactérias ou fungos.
Confira algumas das demais causas da sinusite:
- Resfriados, gripes e rinites alérgicas: qualquer situação que impeça o funcionamento e a comunicação normal entre o nariz e os seios da face pode causar sinusite.
- Tabagismo.
- Poluição ambiental.
- Alterações anatômicas do nariz: ossos faciais fraturados, pólipos nasais, desvio de septo, bem como síndrome de Kartagener e infecções odontológicas são algumas alterações que podem causar a doença.
- Fatores alérgicos: poeira, choque térmico, exposição a agentes químicos, cheiros, outras substâncias ou doenças alérgicas podem desencadear a inflamação da mucosa.
- Alterações de altitude.
Como tratar a sinusite
Não existe uma fórmula mágica para curar a sinusite rapidamente, precisa antes buscar o que está causando ela.
Contudo, algumas mudanças na rotina e no ambiente podem ajudar a acelerar a melhora.
São eles:
- Beba muita água: águas e chás sem açúcar hidratam todo o corpo, incluindo a mucosa nasal. Desse modo, ajudando na melhora da sinusite.
- Umidifique o ar: use um aparelho próprio para isso ou deixe um recipiente com água morna dentro dos cômodos para evitar que fiquem secos e auxiliar na hidratação das vias respiratórias.
- Descanse: durante a crise de sinusite o ideal é dormir bem, evitando esforço e atividades físicas intensas. Contudo, caminhadas leves em locais arborizados e arejados são recomendadas.
- Coloque um pano úmido no rosto: um pano molhado com água morna ajuda a melhorar a respiração.
- Inspire vapores de ervas: inspirar flores de camomila em um recipiente com água quente também auxiliam a congestão.
Remédios caseiros ou farmacêuticos para tratar a sinusite?
A resposta para essa pergunta dependerá da sinusite, se é crônica ou aguda, do histórico médico, bem como de outros fatores como se a paciente for mulher e estiver grávida, por exemplo.
Por isso é necessário sempre consultar um médico e nunca se automedicar.
Deixe um comentário