A vida é feita de altos e baixos. Todos enfrentamos situações delicadas em diversos períodos de nossa vida. Segundo as 5 Leis Biológicas as emoções impactam o organismo. Sendo que muitos desses sintomas são ignorados ou não são percebidos por grande parte da população. A tireoide é um órgão do corpo humano que sofre em função de desafios emocionais. Principalmente, tarefas que exigem tempo. Nesse caso o tempo é um inimigo da existência.
Problemas de saúde mental e emocional podem ser causados por distúrbios na tireoide. Especialmente, quem sofre de hipertireoidismo (tireoide hiperativa), hipotireoidismo (tireoide subativa). Independente do problema, alterações na tireoide faz a pessoa se sentir mais emocional, bem como apresentar alterações de humor rápidas e imprevisíveis.
Os hormônios da tireoide desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e funcionamento apropriado do cérebro. Quando os níveis desse hormônio estão muito baixos, podem levar a distúrbios neurológicos e psiquiátricos graves como transtornos de humor. Isso acontece porque os hormônios da tireoide atuam no funcionamento do sistema nervoso central.
Depressão e ansiedade um efeito colateral dos problemas da tireoide
Mudanças rápidas nos níveis dos hormônios, sobretudo os tireoidianos, podem desequilibrar as emoções. Isso ocorre com mais regularidade com quem sofre de hipertireoidismo. Para restaurar o humor é necessário estabilizar os níveis hormonais da tireoide.
Em alguns casos os sintomas psicológicos são um efeito colateral do tratamento. Por exemplo, os esteroides podem intensificar a depressão. O betacaroteno prescrito para reduzir a ansiedade e frequência cardíaca dos pacientes com hipertireoidismo podem provocar cansaço, depressão e deixar a pessoa menos vigilante.
Leia também: Carga mental cansa e leva à doenças
Algumas mudanças na aparência também podem ser causadas pelo distúrbio, como queda de cabelo, perda e ganho de peso. O que pode afetar o humor e promover baixa autoestima. Além de influenciar a forma como a pessoa se enxerga. Nesses casos a ajuda de um especialista se faz necessária para resgatar o amor-próprio perdido.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre o assunto em: http://twixar.me/k1bm
Deixe um comentário