Apesar de ser uma consequência do envelhecimento a surdez pode atingir pessoas de qualquer idade. Especialmente jovens em função do volume alto dos dispositivos que reproduzem músicas e vídeos. Num mundo cada vez mais conectado é comum vermos pessoas com fones de ouvido durante longos períodos.
Cuidar da saúde dos ouvidos é uma atitude que precisa começar bem cedo. Pois, até bebês sofrem com problemas auditivos. Que podem ter ocorrido durante a gestação e parto, por isso o teste da orelhinha é tão importante nos primeiros dias de vida. Já que o diagnóstico precoce proporciona um tratamento mais eficaz. Ainda bebês prematuros podem desenvolver problemas auditivos causados pelos medicamentos utilizados no período de internação.
Para identificar problemas de audição os pais precisam observar seus filhos, principalmente os marcos de desenvolvimento da linguagem. Como aos 3 meses os bebês já são capazes de identificar sons, se a criança não procurar a origem do barulho com os olhos, não conseguir identificar os pais e apresentar falta de atenção pode ser indicativo de problema, e um especialista precisa ser consultado.
Cuidado com volume alto
No caso dos jovens e adultos a prevenção é o melhor caminho, assim é preciso evitar exposição prolongada ao volume alto. Sendo os fones de ouvido e os shows os maiores vilões da saúde auditiva nesta faixa da população.
Criação toxica deixa marcas no nosso cérebro
Nos idosos a perda auditiva começa aos 60 anos. Sendo que causa outros problemas, isolamento social e dificuldade de se relacionar. Por isso os familiares precisam estar atentos aos sinais de problemas de audição (assistir TV em volume muito alto, ouvir, mas não conseguir entender o que foi dito e dificuldade para escutar voz de mulheres e crianças). O diagnóstico precoce de surdez em idosos pode evitar que estes desenvolvam ansiedade e depressão. Nestes casos usar aparelhos pode corrigir o problema.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para saber como evitar a surdez acesse: https://bit.ly/38aSxWy
Deixe um comentário