Tecnologia e criança: Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta sobre o uso e efeitos associados a problemas de saúde!
A tecnologia evolui constantemente, tanto que não conseguimos acompanhar as mudanças que acontecem diariamente. Entretanto, a tecnologia e crianças é um assunto de extrema importância. Uma vez que as crianças passam muito tempo coladas as telas de tablets e celulares. Tudo incentivado pelos pais para que estas fiquem quietas.
Porém, ao deixar o filho tanto tempo na frente de dispositivos móveis os pais causam mais problemas que soluções. Pois a exposição prolongada à iluminação das telas provoca problemas de desenvolvimento e cognitivos.
Por se tratar de um ser em desenvolvimento as crianças precisam dormir para o organismo processar todos os estímulos que recebe durante o dia, isso também ocorre em adultos. Acontece que passar muito tempo interagindo com tablets e celulares atrapalham o sono, por isso a criança dorme pouco e mal. Ainda, impede que a criança pratique atividades físicas típicas da idade.
A falta atividade já é um problema de saúde das crianças modernas, além de estar aumentando o número de criança com sobrepeso e obesas.
A tecnologia substituindo o brincar
Outro problema causado pelos dispositivos móveis está relacionado ao desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Pois, para ter uma boa noite de sono as crianças precisam realizar atividades físicas durante o dia. Brincar também é muito importante, já que as crianças aprendem através do lúdico.
Por isso a OMS, Organização Mundial da Saúde, recomenda que os pais não permitam que crianças menores de 2 anos usem tablets e celulares.
7 passos para acelerar o metabolismo
Nos casos em que não é possível realizar brincadeiras ativas os pais podem contar histórias, montar quebra-cabeças ou cantar. O importante é que a criança tenha momentos de interação de qualidade, como a leitura de um livro que ajuda a aprimorar as habilidades linguísticas.
Quando bem utilizada à tecnologia transforma a vida das pessoas. O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Para saber mais sobre o tema tecnologia e criança, e como o uso de dispositivos móveis prejudica o desenvolvimento infantil acesse: https://bit.ly/2XbS3cL
Deixe um comentário