O fim do tempo quente traz, em geral, a sensação de alivio pelo fim do calor mas pode acabar mexendo com a saúde de adultos e principalmente de crianças.
Segundo especialistas, o tempo seco aumenta a incidência de doenças respiratórias como rinite, sinusite, faringite, laringite, bronquite, bronquiolite e asma. Essas complicações causam desconfortos como obstrução nasal, coriza, tosse, falta de ar e febre. Isso ocorre pois o tempo seco está relacionado com uma maior concentração de partículas nocivas à nossa saúde, que podem causar inflamações nas vias respiratórias.
Principais cuidados as crianças:
Além dos idosos, as crianças são o grupo mais propenso a ser afetado com as mudanças de temperatura. Veja alguns cuidados que podem amenizar as complicações nos pequenos:
<<Veja também: Doenças do outono e como preveni-las.>>
- Agasalhe as crianças adequadamente e lembre-se de lavar casacos, cobertores e mantas guardados por muito tempo antes de usá-los.
- Manter o ambiente limpo e arejado é importante. Recomenda-se realizar limpezas diariamente com panos úmidos, trocar frequentemente roupa de cama e abrir as janelas durante o dia para melhor circulação do ar e eliminação de partículas.
- Mantenha as crianças hidratadas aumentando a oferta de líquidos mas também aposte na hidratação do nariz, olhos e pele.
- Na medida do possível, evite ambientes com aglomeração de pessoas, principalmente se houver doentes entre elas.
- Trate eventuais focos de mofo dentro de casa, eliminando a causa da umidade do ambiente. Além disso, evite odores como cigarros e perfumes fortes.
- Mantenha as vacinas da criança em dia. Vacinar a criança diminuiu os riscos de complicação e internações caso a criança seja acometida por alguma doença.
- Não deixe de consultar um médico de confiança. Em casos de pacientes com alergia e outras doenças crônicas, a consulta com o médico é importante para obter a melhor postura diante da doença.
<<Veja na íntegra: Dias frios: como cuidar da saúde das crianças.>>
O blog Dr. Saúde um espaço vinculado a Clínica Homeomed, clínica médica e homeopática, localizada no centro de Osasco, que pertence ao Dr. Rafael E. G. Karelisky.
Deixe um comentário