Quase 10 milhões de vidas foram poupadas graças à vacinação somente este ano. Desde o seu desenvolvimento outras milhões de vidas foram salvas.
A vacina é considerada um dos maiores casos de sucesso da medicina moderna. O êxito é resultado de muita pesquisa e inovação. Onde a ciência das descobertas desenvolve avanços em novos produtos e a ciência das entregas permite que mais pessoas tenham acesso a vacinação.
Além de fornecer proteção individual as vacinas são importantes à comunidade, uma vez que evitam a proliferação de doenças. A transmissão ocorre quando uma pessoa suscetível tem contato com uma infectada. Se por ventura o infectado entrar em contato com alguém que já foi imunizado a doença não vai se espalhar, evitando, assim, que mais pessoas sejam infectadas.
O poder da vacinação
Ainda que a imunização não chegue a 100%, a cadeia de transmissão de ser humano para outro ser humano pode ser interrompida. Visto que os infectados não têm contatos infinitos, este processo é conhecido como “efeito rebanho” ou “imunização de grupo”. Pois as vacinas não protegem somente quem foi imunizado, mas todas as pessoas em volta. O efeito rebanho é um aspecto muito importante da vacinação, já que causa benefícios para quem foi e para quem ainda não foi imunizado.
Você sabia que a crise de meia idade é uma situação real?
Portanto, não é a vacina que salva vidas, mas sim a vacinação. Pois uma vacina que permanece dentro do frasco tem 0% de eficácia. Por isso todos precisamos trabalhar juntos para ampliar a cobertura entre a fatia da população cujo a vacina é recomendada.
Aliás, o sucesso da vacinação foi tamanho, que as vacinas se tornaram vítimas do próprio êxito. Na medida em que as doenças que antes causavam pânico, bem como a necessidade da imunização são raras. Motivando um falso e perigoso sentimento de complacência em algumas pessoas.
O blog Dr. Saúde é um espaço vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Saiba mais sobre como a vacinação pode evitar a proliferação de doenças em: https://glo.bo/2m5UYXp
Deixe um comentário