Com a correria diária e a justificativa de ganhar tempo, muitas vezes descuidamos da alimentação e priorizamos alimentos industrializados, devido à praticidade dos mesmos. E, embora os alimentos industrializados tenham esse benefício da praticidade, eles tendem a ser pouco saudáveis, pois em geral são ultraprocessados e ricos em gorduras e açúcares.
Ter uma rotina alimentar baseada nesse tipo de alimento pode causar doenças como hipertensão arterial sistêmica, diabetes, dislipidemia, além de problemas cardiovasculares.
Leia também: 4 alimentos importantes para a saúde das veias e artérias
Confira os 8 alimentos que você deve evitar
- Frituras
Quando você consome grande quantidade de frituras, o seu fígado aumenta a produção de colesterol e a concentração desta substância na corrente sanguínea. Esse excesso de colesterol é então capaz de desencadear uma resposta inflamatória em todo o organismo.
- Fast-food
A ingestão excessiva desse tipo de alimento pode aumentar as taxas de colesterol ruim, as chances de você desenvolver obesidade, de sofrer com estresse oxidativo ou desenvolver problemas cardíacos. Isso acontece porque os fast-food são ricos em gorduras trans e sal.
- Embutidos
Os embutidos são pobres nutricionalmente e ricos em calorias, açúcar, gorduras, sal e aditivos químicos, com sabor realçado e maior prazo de validade. Além disso, esses alimentos embutidos contêm nitrito, um componente químico com alto teor de sódio, gorduras saturadas e condimentos. O consumo em excesso de alimentos embutidos contribui para o surgimento de doença coronariana, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral.
- Alimentos congelados
O consumo frequente de alimentos congelados, como pizza, lasanha, nuggets e bife de hambúrguer também não é benéfico para a sua saúde porque esses alimentos, além de serem ultraprocessados, são muito calóricos e possuem alto teor de sódio.
- Alimentos instantâneos
Alimentos instantâneos, como o miojo, possuem alto teor de sódio e conservantes em sua composição. Por isso, são prejudiciais à saúde do coração.
- Alimentos com alto teor de sódio
O consumo excessivo de sódio eleva a pressão arterial, endurece as artérias e aumenta as chances de você ter infarto, acidente vascular cerebral e outros problemas cardíacos. Por isso, você deve evitar o consumo de alimentos que possuem alto teor de sódio, como embutidos, salgadinhos e temperos prontos.
- Alimentos com muito açúcar
Biscoitos recheados, balas, sucos industrializados, doces em geral e refrigerante também podem ser prejudiciais ao seu coração, se consumidos em excesso.Isso acontece porque o açúcar pode levar à obesidade, diabetes e colesterol alto. O excesso de açúcar também pode obstruir as artérias, o que pode favorecer o surgimento de doenças cardiovasculares.
- Bebidas alcóolicas
O consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode funcionar como agente excitador, elevando a pressão arterial e causando arritmia cardíaca, o que pode levar a morte súbita ou infarto em casos extremos.
Os energéticos também são prejudiciais à saúde do coração por apresentarem alto grau de cafeína em sua composição e por diminuírem a sensação de embriaguez, fazendo que você beba uma quantidade maior da bebida, o que, consequentemente, aumenta a probabilidade de problemas cardíacos.
Deixe um comentário