Todos os especialistas em saúde são unânimes em destacar a importância da atividade física para a manutenção da saúde e bem-estar. Por isso, para conquistar uma vida mais plena exercícios físicos precisam fazer parte da rotina semanal. Entretanto, segundo dados da OMS, Organização Mundial da Saúde, o brasileiro não prática atividades físicas, o suficiente, quanto deveria.
Apesar do fenômeno vida saudável que resultou no crescimento do número de academias espalhadas pelos grandes centros urbanos. Movimento impulsionado pelas blogueiras fitness. Entretanto, a prática de atividades físicas entre a população brasileira está abaixo do ideal.
Dito isso, uma em cada duas pessoas não pratica atividade física. O que corresponde a 47% da população adulta. Esse número aumenta mais quando consideramos somente as mulheres, pois 53,3% delas são sedentárias. No caso dos homens esse percentual é de 40,4%.
A falta de exercícios aumenta o risco de doenças cardiovasculares, demência, diabetes tipo 2 e hipertensão.
O Brasil faz parte do grupo de países que possuem a população mais ociosa, superando os EUA (40%) e Reino Unido (36%).
Mulheres a fatia da população mais ociosa
A OMS recomenda de duas a três horas, semanais, de prática de exercícios moderados, ou 75 minutos de atividades intensa. Em vista disso, foi considerada insuficiente a prática de atividade física que não atingiu esse mínimo recomendado.
No mundo inteiro 32% das mulheres não praticam atividade física, enquanto 23% dos homens são ociosos. Isso acontece, porque as mulheres ainda enfrentam barreiras culturais e sociais, que as impedem de fazer exercícios. Por isso, essa diferença tão acentuada entre homens e mulheres.
Algumas atitudes que vão melhorar sua saúde digestiva
Em países pobres as pessoas realizam mais atividades que exigem esforço físico, como ir trabalhar de bicicleta e andar longas distâncias. Já em países desenvolvidos as atividades físicas estão mais relacionadas às atividades de lazer. Isso aumenta o sedentarismo entre a população dos países ricos.
Porém, conforme os países forem se desenvolvendo as atividades físicas obrigatórias vão reduzir consideravelmente. Então, esses dados serão ainda mais alarmantes.
O blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky. Entenda como a falta de exercícios pode ser prejudicial à saúde em: https://goo.gl/Lh9Woy
Deixe um comentário