É normal nos sentirmos preocupados às vezes. Porém quando esse medo impede que enfrentemos o mundo e por causa dele começamos a evitar os lugares porque que ficaremos presos e, talvez, não conseguiremos ajuda, esses podem ser sinal de que a pessoa sofre de agorafobia.
Quem sofre a agorafobia evita situações como:
- Usar o transporte público (trens, ônibus, navios ou aviões);
- Grandes espaços abertos como pontes e estacionamentos;
- Locais fechados (lojas, salas de cinema, bibliotecas, dentre outros);
- Grandes multidões ou ficar em pé numa fila;
- Estar fora de casa sozinho.
A agorafobia, geralmente, é um efeito colateral da síndrome do pânico, que é um transtorno de ansiedade que envolve ataques de pânico em momentos de medo intenso. Pode ser um problema relacionado aos locais e situações onde os ataques de pânico são mais frequentes, fazendo com que a pessoa evite esses contextos.
Quem sofre por causa da agorafobia evita sair de casa, já que isso reduz os riscos de um ataque de pânico acontecer.
Ainda não foi determinada a causa da agorafobia, mas os especialistas acreditam que se trata de um problema de origem genética, já que ele pode surgir em pessoa que enfrentar muitos ataques de pânico. O ataque de pânico é um medo extremo que surge e dura alguns minutos, geralmente ocorre quando não existe um perigo real.
Somente um especialista pode diagnosticar a doença, depois que o diagnóstico é feito a próxima etapa é o tratamento psicológico, que envolve terapias de fala. Uma grande parte das pessoas com agorafobia terá uma melhora significativa se as etapas a seguir forem respeitadas:
- Ter consciência da sua condição, já que mudanças no estilo de vida e técnicas de autoajuda aliviam os sintomas da agorafobia;
- Ter ajuda especializada para o seu problema;
- Em casos extremos o tratamento com medicamentos se faz necessário.
Para o blog Dr. Saúde, um espaço que é vinculado a Clínica Homeomed, do Dr. Rafael E. G. Karelisky, uma mudança no estilo de vida ainda é o melhor tratamento para a doença, além de manter uma dieta saudável e fazer exercícios físicos, sabia mais no link: https://goo.gl/6Mw9Hh
TAGS: Agorafobia, Ansiedade, Síndrome do Pânico, Transtorno de ansiedade
Deixe um comentário