Você sabe se bebida alcoólica engorda ou faz mal?
Vamos tirar suas dúvidas agora!
Carnaval se aproximando e junto com ele, mais confraternização com amigos, familiares, etc. Caipirinhas, drinks, cervejas e afins sempre acabam participando desses momentos. Mas você sabia que o consumo de álcool em grande quantidade pode fazer você perder saúde e ganhar um peso extra na balança? Pois é.
Todas as bebidas alcoólicas possuem em seus ingredientes o álcool etílico e que, quando ele é metabolizado pelo organismo, produz 7kcal por grama de álcool. O que vai diferir de uma bebida para outra são os seus teores alcoólicos. Portanto quanto maior o teor, mais calórico será.
Um estudo comparou dois grupos grandes de pessoas: os que bebem ocasionalmente e os que não bebem. Como resultado o grupo dos “bebedores” tinham, em média, 2 a 3x mais gordura abdominal que os não bebedores.
Mas o que o organismo faz com o álcool depois de ingerido?
O álcool quando metabolizado vira glicose no sangue e que por sua vez, faz estímulo de produção de insulina. Consequentemente esta insulina presente reduz a queima de gordura e dá estímulo a produção de células gordurosas.
Outra implicação do consumo do álcool é a esteatose hepática (famosa “gordura no fígado”). O uso de bebidas alcoólicas diminui a expressão de um hormônio chamado PPARα, reduzindo assim a quebra e o transporte de gorduras (lipídeos) para o sangue, deixando-os acumulados no fígado.
Outras informações extras
- Você sabia que o álcool diminui a produção natural de testosterona no organismo?
Pois é. Em um estudo recente publicado foi demonstrado que os níveis de testosterona caem em média 25% em pessoas embriagadas. Além disso, há estudos que citam a possibilidade de haver um aumento na produção de estrogênio.
- O álcool diminui a qualidade do sono
É verdade que quando você consome álcool fica mais sonolento(a), porém, algo que você talvez não note é que a QUALIDADE do sono é significativamente prejudicada! Você já deve saber que a duração do sono não significa nada se a qualidade for gravemente comprometida.
Além disso, para aqueles que visam ganhar massa muscular, um descanso CORRETO é simplesmente FUNDAMENTAL para reconstrução muscular.
Você já imaginou que o álcool interfere até na absorção de muitas vitaminas e minerais importantes?
Altas quantidades de álcool podem causar lesões na parede do intestino delgado, afetando as contrações do intestino, podendo levar inclusive à diarreia. Pela absorção dos nutrientes acontecerem, em sua maioria, no intestino, baixos níveis de Ferro, Zinco, vitamina E e algumas vitaminas do complexo B são comuns em bebedores.
Nossa colunista: Dra. Bruna Carnelosso é formada pelo Centro Universitário São Camilo e pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pelo Centro de Nutrição Funcional, instituição pioneira no Brasil. Atua também na área em consultório clínico com reeducação alimentar com base na Alimentação Natural, acreditando que a causa de muitas doenças vem de um organismo desequilibrado com carências nutricionais e muito intoxicado. Curta no Facebook / Siga no Instagram.
Deixe um comentário